there are places i'll remember

ontem, a caminho do trabalho, o spotify estava tocando "a trilha da minha vida", playlist que criei para ouvir músicas que... marcaram por algum motivo, em algum momento, a história deste jovem senhor de, por enquanto, 40 anos. 

como sou uma máquina de criar referências, trata-se de uma lista que possui até o presente momento 757 canções, dos mais variados estilos. não sou do rock, jazz, samba ou funk. sou de todos eles, e também da música clássica, do blues, da mpb, enfim, aquela que em algum momento tenha entrado na minha história, seja de maneira positiva ou negativa.

enfim, voltando. ouço sempre no modo aleatório, afinal de contas são mais de 700 músicas e é preciso dar espaço para todas. foi quando tocou a versão do ozzy osbourne para in my life. não estava com muita vontade de ouví-la, então avancei a faixa. depois de um certo tempo, tocou a versão original dos beatles. por ser daqueles que acredita que nada é por acaso, estranhei e pensei "é um sinal, preciso ouvir essa" e ouvi, só que já estava chegando no escritório e achei melhor voltar a ouvir no final do dia e ver o que essa canção tem a me dizer.

fui atrás do significado dela, e achei essa postagem onde diz que in my life foi a primeira obra mais introspectiva do john lennon, onde ele traz a uma sensação de luto por uma infância e juventude perdidas.

rascunho de "in my life" escrito por john lennon

e pra mim, o que poderia significar? 

in my life pra mim também representa memórias, e como sou preso a elas. não tenho medo de seguir adiante, já encarei certas experiências que pessoas próximas, pelo menos, não tem noção do que é, mas ainda assim não deixo tudo pra trás.

all these places had their moments (todos esses lugares tiveram seus momentos)
with lovers and friends, I still can recall (com amores e amigos, dos quais ainda posso me lembrar)

tenho um amigo que sempre que precisa se lembrar de alguma situação que vivemos juntos vem me perguntar, porque pra ele eu nunca esqueço dos mínimos detalhes do que aconteceu. e, bem, acho que ele tem razão muitos lugares, programas de tv, restaurantes, conversas, etc, ficam enraizadas. 

não sou da turma do desapego. como me disseram dia desses, sou exagerado, e não acho que isso seja exagero, hehehe. é bem provável que este "sinal" que a música dos beatles traz seja pela proximidade do aniversário da minha mãe, e consequentemente a data da sua partida, uma semana depois. pode ser que por isso essa nostalgia tenha aflorado. 

no fim, depois de ouvir in my life umas 46 vezes enquanto escrevo este texto (olha o exagero aí!), entendo que essa obra dos beatles, pra mim, é uma celebração ao passado, que te leva a bons momentos que podem repetir ou não, pode ser que fiquem ali guardados com você até o momento em que tudo se apagar. tem uma composição do arnaldo antunes com o marcelo jeneci chamada quarto de dormir (um dia escrevo sobre essa também) que diz:

e o mundo vai dar voltas sobre voltas ao redor de si
até toda memória dessa nossa estória se extinguir

então, chega uma hora em que todas as memórias se extinguem. por isso, saboreie enquanto elas estão ao seu alcance e não deixe de produzir novas memórias para seu futuro deleite.





Comentários