para todo 03/10:



mãezinha,

bolo de aniversário é algo que está sempre na minha lembrança, desde o bolo de ursinho, do meu primeiro ano de vida que, claro, só me recordo por conta das fotos, até aqueles bolos enormes da minha infância, como o bolo no formato da espada do he-man. é estranho, vejo os aniversários infantis atuais, com aquele bolinho pequeno, sabe, mãe, e percebo como as coisas foram ficando cada vez mais difíceis com o passar do tempo. não sei se é geral isso, também, ou apenas uma percepção minha.

já dos aniversários dos adultos, lembro mais dos churrascos lá em marília, aquele monte de gente em casa, som alto, correria de criança com garrafa de guaraná brahma na mão, um fuzuê só. você não era muito fã de bolo de chocolate, gostava mais de bolo branco, daqueles que têm fruta no recheio, como esse da imagem.



depois a gente foi crescendo, as coisas foram mudando e as festas ficando cada vez mais raras. em 2007, resolvemos assar umas costelas de boi e os amigos que a uel me deu foram lá em casa. foi bem legal, percebi que você gostou de recebê-los. essas comemorações já não eram comuns, fosse no seu ou de qualquer outro de nós. só que sempre, sempre o pai encomendava um bolo branco com recheio de abacaxi, comprava salgadinho para festas e tava bom demais!

em 2018 você estava no hospital, mas fiz questão de, mesmo longe, comprar um bolo de frutas pra comemorar o seu dia, e o maior presente pra nós seria receber uma ligação dizendo que você tinha acordado ou, melhor ainda, saído da uti. sabe aquela coisa de “o aniversário é seu, o presente é nosso”? então…

sempre tive convicção de que, em um determinado momento me ligariam pra dar essa notícia, e então comemoraríamos como se fosse um renascimento. no entanto, sete dias depois, aprendi que nem tudo é como a gente quer e que algumas situações, uma vez mudadas, não voltam mais atrás.

no ano seguinte, saí do trabalho e fui ver o filme do coringa, sozinho. precisava daquele momento só pra mim e acho que naquela sala lotada – era o dia da estreia – foi um bom lugar.

não sei quanto tempo vai levar pra nos reencontramos, mãe, mas, pelo menos até lá, teremos sempre bolo de frutas nos dias 03 de outubro.

bem, por enquanto é só isso. saudades, muitas saudades.

ass: leonardinho

"Sonho", de Brendon H. Godoi




Comentários